HSBC anuncia fim de atividades no Brasil. Cerca 50 mil funcionários serão demitidos!

O Banco HSBC deve reduzir número de funcionários em 50 mil no mundo.




HSBC, o banco britânico anunciou nesta terça-feira (9) que vai vender unidades e encerrar quase todas as suas atividades no Brasil e na Turquia até 31 de dezembro de 2016. Uma "participação modesta" será mantida no Brasil para atender grandes clientes corporativos.

As mudanças são parte de um plano de reestruturação para economizar entre US$ 4,5 bilhões e US$ 5 bilhões até 2017. O objetivo do banco é concentrar a atuação na Ásia, principalmente na China e na Índia.

E para complicar ainda mais, a instituição financeira ainda deve cortar cerca de 50 mil empregos no mundo.

Com a venda de operações no Brasil e na Turquia, 25 mil postos de trabalho devem ser suprimidos – esses funcionários que deixam os quadros do HSBC, no entanto, não serão necessariamente demitidos, já que passarão a fazer parte dos quadros das instituições compradoras. Só no Brasil, o banco britânico tem mais de 21 mil funcionários.

Em outros países, o HSBC prevê eliminar ainda quase 10% do número total de funcionários, entre 22 mil e 25 mil empregos, segundo um plano para os próximos três anos divulgado em seu site.




Os objetivos da empresa, que pretende vender a sua operação no Brasil, mas planeja manter presença no país para atender aos clientes corporativos de grande porte em suas necessidades internacionais.

Para tranquilizar os clientes o banco em nota disse: 

“O HSBC Brasil está em um processo de venda e não de encerramento de suas operações no País. O banco segue operando normalmente e, mesmo após a venda, seguirá prestando serviços aos seus clientes. O HSBC está empenhado em garantir a continuidade do negócio e uma transição suave e coordenada para um potencial comprador”, informou na nota.





Nenhum comentário:

Postar um comentário